blog

Centro da Cultura Judaica apresenta concerto com a cantora Fortuna

Categorias: Cultura & entretenimento, d&a pautas Sem Comentários

 

No mês de março, o Centro da Cultura Judaica traz para seus palcos toda a beleza das músicas ladinas na voz da cantora Fortuna. Em uma apresentação intimista, a artista interpretará as mais belas canções festivas, de rituais, românticas e alegres que fazem parte do cotidiano dos judeus sefaradim, originários  de Sefarad, Espanha em hebraico.

Acompanhada dos músicos Cesar Assolant (guitarra flamenca), Roberto Angerosa (percussão), Daniel Cornejo (clarinete), Gabriel Levy (acordeon), e direção geral do parceiro Iacov Hillel, Fortuna apresentará um show com todo o toque ladino típico dessa região. Seu colorido musical remete a ritmos e melodias de espanhóis, árabes, ciganos e judeus.

Seguindo a trilha aberta desde o dia em que se encantou pelas belezas da cultura sefaradita, a cantora empreende um trabalho de resgate das tradições do cancioneiro ladino – ou djudeo-espanyol, um dialeto em extinção, semelhante ao castelhano, e falado por comunidades judaicas originárias da Península Ibérica. São canções que falam das mudanças históricas, da vida errante, das festas, das dores e alegrias dos povos. O trabalho está ligado às raízes medievais, mas com som contemporâneo.

 Sobre Fortuna

Cantora, compositora e atriz de origem judaica, Fortuna cresceu em São Paulo, ligada à música, à dança e ao teatro. Na década de 1980, enquanto encenava suas primeiras peças, compôs um repertório de canções em parceria com o poeta curitibano Paulo Leminski (1944 – 1989). O capítulo decisivo de sua carreira, porém, começaria a ser escrito a partir de uma viagem a Israel, em 1991. Foi lá que a arte de Fortuna ganhou uma orientação inovadora: ao ouvir uma obra/canção de ninar do cancioneiro ladino, ela percebeu ter encontrado a matéria-prima para uma proposta estética única, em que música, dança e dramaturgia convergem na recriação de um riquíssimo legado cultural.

Março no Centro da Cultura Judaica

No mês de março, além da programação infantil, o Centro da Cultura Judaica abre suas portas para a exposição Marcados Para, com fotografias de Cláudia Andujar. A programação inclui ainda o lançamento do catálogo do mestre do documentário David Perlov, realização de oficinas, encontros de música e cinema.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


SERVIÇO: FORTUNA – CANÇÕES LADINAS
Data: 19 de março – 20h30 – Teatro
Ingresso: gratuito* (Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do Centro e estão sujeitos à lotação do espaço)
Classificação: Livre   
Duração: 60 minutos
Vagas: 296 pessoas   
Endereço: Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do Metrô)
Tel.: (11) 3065-4333
E-mail: culturajudaica@culturajudaica.org.br
Site
www.culturajudaica.org.br:

Deixe um comentário

*